Aos 84 anos, atleta mais velha do Vôlei Master 2023 disputa três categorias e conquista duas medalhas
16/11/2023
Quem vê Dona Ivony Menezes Carvalho caminhando tranquilamente pelo gramado do Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, na companhia do neto João Vitor, não imagina a força que ela tem. Aos 84 anos, mãe de cinco, avó de 11 e bisavó de 10, ela é a atleta mais velha do Vôlei Master 2023, que termina neste sábado (18/11). Disputou três categorias, duas na quadra e uma na praia, e conquistou duas medalhas de prata.
Dona Ivony sempre gostou de bola. Mas se casou muito cedo, e foi viver em uma fazenda no interior de Goiás. Aos 46 anos, com os filhos já adultos, decidiu que era hora de se divertir. E foi viver a vida.
"Na hora em que todo mundo geralmente para, eu comecei. E escolhi o vôlei. Jogo na praia e na quadra. Não perdi nada da minha mobilidade com o passar dos anos, e na areia isso fica bem evidente", diz Dona Ivony, orgulhosa. "Sou muito ágil, porque treino muito, três vezes por semana. Também amo assistir aos jogos da seleção brasileira. Nos tempos da Mari, fui ao ginásio em Brasília ver um jogo ao vivo e gostei demais", revela Dona Ivony.
Dona Ivony foi inspiração para uma neta e uma bisneta, que também jogam vôlei. O neto João Vitor, que a acompanha em Saquarema, joga squash. Os dois fizeram a viagem de Jataí (GO) até Saquarema de carro, percorrendo dois mil quilômetros em mais de dois dias. Tudo motivo de felicidade para Dona Ivony:
"Se você quer fazer, seja o que for, vá e faça. Não tenha medo de ser feliz. Estar aqui, com saúde e qualidade de vida aos 84 anos é um grande privilégio. Mas não existe segredo. Minha genética e meu temperamento me ajudam. Além disso, me alimento muito bem, e sou muito bem-humorada. Apesar de todas as dificuldades que já passei, como a perda do meu marido durante a pandemia, eu nunca fico triste. Felicidade é vida. Eu sou muito feliz, e quero que todos ao meu redor também sejam ", disse a goiana.
Dona Ivony fala francês, estuda geografia, história e português. "Minha faculdade foi a vida", ensina ela. "Vivi muitas coisas. Criei cinco filhos lindos, todos são formados. Eu sou realizada, porque o que eu sonhava para a minha vida, eu tenho. Família, esportes, muitas amigas e saúde. O que mais posso querer?"
E quando chegar em casa, será que Dona Ivony vai descansar?
"Achei Saquarema uma cidade maravilhosa. A ponte que leva para a Praia de Itaúna é linda demais. E a competição, então, nem se fala. A estrutura é fabulosa. Valeu muito a pena ter vindo, e estou muito feliz. Em dezembro, vou para a Costa do Sauípe, na Bahia, jogar outro campeonato de vôlei de praia. Depois, vou passar férias na França, um país que sempre sonhei conhecer. Estou sempre em atividade. Em 2024, quero estar em Saquarema novamente. E quero ganhar mais medalhas!", finaliza Dona Ivony.
Vôlei Master 2023
O Vôlei Master 2023 acontece no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, de 11 a 18 de novembro. Durante os oito dias de competições, mais de 2300 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 170 equipes em ação nas oito quadras indoor (1700 atletas), representando 15 estados brasileiros - duas equipes virão do Paraguai. Nas seis quadras de areia, 214 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas.
“O Vôlei Master é um evento que mobiliza centenas de jogadores com mais de 35 anos. Mostra que o amor pelo voleibol se espalha por todo o Brasil. Este ano, teremos uma edição muito especial, com a integração da competição com a nova Superliga Master. As equipes que se classificarem terão a oportunidade de disputar mais um torneio em 2024, com toda a estrutura. O objetivo da CBV é incentivar a prática esportiva e um estilo de vida saudável, além de ultrapassar as fronteiras esportivas do voleibol, com ações como a doação de alimentos não perecíveis. Essa é uma iniciativa em conjunto com a Prefeitura de Saquarema, nossa parceira de longa data”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.
Classificatório para a Superliga Master
Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou em setembro a criação da Superliga Master, que será disputada a partir de 2024. E o Vôlei Master terá um papel importante nessa novidade do calendário nacional, classificando os oito primeiros colocados das categorias +40, +45 e +50 para a nova competição. Para organizar a Superliga Master, a CBV criou um núcleo específico, com Rodrigo Delmasso como diretor, que terá uma comissão de apoio formada pelos presidentes das Federações do Tocantins (Ricardo Abalém), do Piauí (Tatiana Rodrigues) e do Maranhão (Ricardo Lins).
Ação social com doação de alimentos não perecíveis
O esporte vai muito além de competições e medalhas. A CBV acredita no poder transformador do voleibol e vem realizando ações sociais e ambientais em seus eventos. No Vôlei Master 2023, os atletas participantes foram convidados a doar 1kg de alimento não perecível durante o período da competição. Em parceria com a Prefeitura de Saquarema, as doações serão encaminhadas para instituições de auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Categorias do Vôlei Master 2023
Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F) e 70+ (F).
Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M).
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.