Família Cesário invade o Vôlei Master 2023: três irmãos e um primo jogam juntos em equipe de Campos
15/11/2023
Entre as mais de 170 equipes que disputam as competições de quadra do Vôlei Master 2023, uma está com o entrosamento mais do que em dia. Os irmãos Leonardo Ribeiro Cesário (56 anos), Sandro Ribeiro Cesário (52 anos) e Marcelo Ribeiro Cesário (57 anos) jogam juntos no time Fera Americano 50+, de Campos dos Goytacazes, cidade do estado do Rio de Janeiro. A equipe ainda conta com Elson, que é primo do trio.
"Nos conhecemos muito bem e sempre fomos muito unidos, dentro e fora de quadra. Um sabe as principais características, qualidades e defeitos do outro. Isso facilita diante das dificuldades de uma partida", explica o caçula Sandro, que sempre se inspirou nos irmãos e no primo.
A parceria - também no vôlei - vem de longa data. Quando ainda eram adolescentes, Marcelo e Leonardo criaram uma "pelada" no bairro do Parque Santo Amaro, em Campos, aonde vivem até hoje. Devido à alta qualidade técnica das partidas, chamaram a atenção de alguns times da região.
"Sempre atuamos muito bem juntos e chamamos atenção, mas tivemos que optar por nossos estudos e nossas profissões, que era o que nos sustentava", relembra Sandro.
Mas o sonho do vôlei permanecia vivo. Sandro cresceu e passou a jogar com os irmãos. Como surgiam muitos atletas de vôlei na cidade, eles voltaram a se animar e foram atrás de patrocinadores, para montar uma nova equipe. Após bons resultados, o Americano, tradicional clube de futebol da cidade, se interessou, e passou a vestir o time dos irmãos Cesário, que nunca mais se afastaram do esporte.
"Nossa formação por meio do esporte foi maravilhosa. Nunca mais paramos. Anos depois, migrei para o vôlei de praia, e atuando ao lado do meu grande amigo José Henrique Ferrari, tive uma trajetória da qual me orgulho muito. Pontuamos bem no Circuito Brasileiro, e nos classificamos para a disputa do Campeonato Sul-Americano. Hoje, me dedico ao vôlei master", conta Sandro.
Vôlei Master 2023
O Vôlei Master 2023 acontece no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, de 11 a 18 de novembro. Durante os oito dias de competições, mais de 2300 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 170 equipes em ação nas oito quadras indoor (1700 atletas), representando 15 estados brasileiros - duas equipes virão do Paraguai. Nas seis quadras de areia, 214 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas.
“O Vôlei Master é um evento que mobiliza centenas de jogadores com mais de 35 anos. Mostra que o amor pelo voleibol se espalha por todo o Brasil. Este ano, teremos uma edição muito especial, com a integração da competição com a nova Superliga Master. As equipes que se classificarem terão a oportunidade de disputar mais um torneio em 2024, com toda a estrutura. O objetivo da CBV é incentivar a prática esportiva e um estilo de vida saudável, além de ultrapassar as fronteiras esportivas do voleibol, com ações como a doação de alimentos não perecíveis. Essa é uma iniciativa em conjunto com a Prefeitura de Saquarema, nossa parceira de longa data”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.
Classificatório para a Superliga Master
Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou em setembro a criação da Superliga Master, que será disputada a partir de 2024. E o Vôlei Master terá um papel importante nessa novidade do calendário nacional, classificando os oito primeiros colocados das categorias +40, +45 e +50 para a nova competição. Para organizar a Superliga Master, a CBV criou um núcleo específico, com Rodrigo Delmasso como diretor, que terá uma comissão de apoio formada pelos presidentes das Federações do Tocantins (Ricardo Abalém), do Piauí (Tatiana Rodrigues) e do Maranhão (Ricardo Lins).
Ação social com doação de alimentos não perecíveis
O esporte vai muito além de competições e medalhas. A CBV acredita no poder transformador do voleibol e vem realizando ações sociais e ambientais em seus eventos. No Vôlei Master 2023, os atletas participantes foram convidados a doar 1kg de alimento não perecível durante o período da competição. Em parceria com a Prefeitura de Saquarema, as doações serão encaminhadas para instituições de auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Categorias do Vôlei Master 2023
Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F) e 70+ (F).
Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M).
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.