Etapa brasileira marca despedida da dupla Ágatha/Duda
11/11/2021
Em cinco anos juntas, Ágatha e Duda tiveram muitas conquistas. Talvez a maior delas tenha sido a cumplicidade entre as duas. Nesta semana, na etapa brasileira do Circuito Mundial de vôlei de praia 2021, disputada em Itapema (SC), a dupla escreve o capítulo final da história da parceria. Nesta quinta-feira (11.11), elas iniciaram a briga pelo título com duas vitórias e a classificação direta às oitavas de final, com a primeira colocação no grupo A.
“Os cinco anos que passei ao lado da Ágatha e de toda a nossa comissão técnica foram de muito aprendizado. Estivemos juntas dos meus 18 anos até meus 23. Aprendi e amadureci muito, passei de menina a mulher, aprendi o que é ser uma atleta profissional. A Ágatha é uma pessoa muito guerreira, que me ensinou muita coisa, foram anos incríveis. Tenho toda a gratidão do mundo por todos que estiveram ao nosso lado, nunca vou esquecer”, disse Duda.
Durante o período juntas elas foram duas vezes campeãs do circuito mundial (2018 e 2021) e campeãs brasileiras (temporada 20/21). Conquistaram sete títulos de etapas do Circuito Mundial e 13 de etapas Open do Circuito Brasileiro. Agora, o objetivo é encerrar o ciclo com mais um ouro em Itapema.
“A gente está jogando leve, realmente curtindo cada ponto, cada momento. Eu e a Duda estamos conversando bastante dentro de quadra. Então espero que nosso time consiga caminhar bem no torneio”, contou Ágatha.
A despedida ainda terá um clima diferente, com a volta do público às arquibancadas. Para Ágatha, o carinho da torcida, especialmente a que têm comparecido na arena montada em Itapema, é algo emocionante.
“Está muito emocionante jogar com a arquibancada lotada em Itapema. A arena está linda, enorme. As pessoas daqui realmente valorizam esse evento. Todo mundo no final do jogo faz questão de tirar foto, pede autógrafo. É um marco depois de dois anos sem torcida. Está sendo incrível. Jogar a última etapa do nosso time dessa forma não poderia ser melhor. Estou bem feliz”, avaliou Ágatha.
Na rodada desta quinta-feira Ágatha e Duda venceram Windeleff/Bisgaard, da Dinamarca, por 2x0 (21/12 e 21/15) na primeira partida do dia. Durante a tarde, novo triunfo das brasileiras, desta vez contra Davidova/Lunina, da Ucrânia (21/13 e 21/15).
No evento em Itapema o Brasil conta, na fase de grupos, com 14 duplas, seis na competição masculina e oito na masculina. Todas as duplas voltam a jogar nesta sexta-feira (12.11), a partir das 8h, com confrontos ainda da fase de grupos. Na sequência acontecem a repescagem e oitavas de final. Todas as partidas contam com transmissão pelo canal no YouTube BeachVolleyball World. O sábado (13.11) está reservado para as quartas de final e semifinais. A decisão acontece no domingo (14.11).
O evento, que é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Voleibol e a Prefeitura de Itapema, acontece na altura da rua 307, em Meia Praia, e conta com a presença de público na arquibancada, limitada por decreto municipal, a 70% da capacidade. O acesso é gratuito, mas os torcedores precisam apresentar carteira de vacinação comprovando esquema vacinal completo ou laudo negativo de exame PCR de até 72 horas ou de teste antígeno de até 48 horas antes do evento.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro