Brasil estreia com vitória sobre os donos da casa
25/05/2018
Em quadra com praticamente o mesmo time campeão olímpico há dois anos, a seleção brasileira masculina de vôlei contou com a experiência e começou sua trajetória na Liga das Naçõ (Créditos: Divulgação/FIVB)
Em quadra com praticamente o mesmo time campeão olímpico há dois anos, a seleção brasileira masculina de vôlei contou com a experiência e começou sua trajetória na Liga das Nações com uma vitória importante. Nesta sexta-feira (25.05), equipe comandada pelo técnico Renan enfrentou e venceu a Sérvia por 3 sets a 0 (25/22, 25/22 e 26/25), na casa deles, em Kraljevo.
Renan escalou o time vencedor do Rio-2016 com a exceção do líbero. No lugar de Serginho, que aposentou da seleção, entrou Murilo. Os demais foram Bruninho, Wallace, Maurício Souza, Lucão, Maurício Borges e Lipe. Um dos destaques da vitória na estreia ficou por conta do oposto brasileiro, maior pontuador do jogo, com 17 acertos.
“Hoje erramos pouco e isso foi crucial para a nossa vitória. Ainda temos alguns pontos para corrigir, claro, alguns altos e baixos, mas o time teve uma constância, foi bem e conseguiu se sair bem das dificuldades”, disse Wallace.
O capitão Bruninho avaliou o desempenho da seleção brasileira e elogiou seus companheiros de time nesta partida de estreia.
“Sabemos que temos muito para melhorar, crescer, mas a dedicação do time, o foco, mesmo quando estava atrás no placar, jogando o tempo todo com a torcida contra, tudo isso foi fundamental hoje. O time não perdeu a lucidez, defendeu bem, teve volume e temos que levar tudo isso em consideração”, comentou Bruninho.
Satisfeito com a vitória e, especialmente com a atuação da equipe, o técnico Renan fez questão de ressaltar que o resultado final pode ser considerado atípico.
“O placar de 3 a 0 não é algo normal entre Brasil e Sérvia. Eles têm uma das grandes seleções do mundo, uma das candidatas a chegar em uma grande final de qualquer competição internacional e para nós, sem dúvida, foi importante começar bem. Isso nos dá uma confiança a mais”, afirmou o treinador, que também elogiou o grupo.
“O time jogou muito bem, foi corajoso, os três sets foram disputados ponto a ponto e a maturidade do nosso time pesou. Em momentos importantes teve cautela, segurança e ousadia para fazer a coisa certa no momento certo”, concluiu Renan.
O Brasil volta à quadra neste sábado (26.05), às 11h (Horário de Brasília), para enfrentar a Itália. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV 2.
A seleção brasileira está na Sérvia com os levantadores Bruninho e William; os opostos Evandro e Wallace; os centrais Maurício Souza, Lucão, Isac e Éder; os ponteiros Maurício Borges, Lipe, Douglas Souza e Léo, e os líberos Thales e Murilo.
Na segunda semana da Liga das Nações, a seleção irá atuar em casa, ao lado de sua torcida, em Goiânia (GO). Os ingressos para os duelos contra Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos, nos dias 1, 2 e 3 de junho, estão à venda no site www.tudus.com.br.
O JOGO
O Brasil abriu o placar do jogo com ponto de bloqueio de Lucão. A Sérvia virou, fez 4/3 e, depois, 5/3. Depois de levantamento de Wallace, Lipe pontuou e a seleção brasileira empatou em 8/8. Em boa sequência de Lucão, Wallace fez 9/8. No ponto de saque de Lipe, 13/11 e pedido de tempo da Sérvia. O adversário encostou em 13/14 e os brasileiros voltaram a abrir vantagem em 17/14. Depois de grande saque de Wallace, o Brasil marcou 20/16 e os donos da casa pediram tempo. Os sérvios reagiram e quando fizeram 19/22 foi a vez de Renan parar o jogo. No final, vitória do Brasil por 25/22.
A Sérvia abriu 2/0 e depois de duas grandes defesas de Bruninho o Brasil virou o jogo: 3/2. O set esteve igual em 5/5 e, com Wallace e Maurício Borges, a equipe brasileira fez 7/5. Com apoio da torcida, o time da casa empatou em 8/8. Em boa passagem de Ivovic pelo saque, a Sérvia chegou a 11/9. A seleção da casa teve um de vantagem em 16/15. No bom saque de Maurício Souza, o Brasil marcou 17/16. A parcial seguiu com equilíbrio: 18/18. No bloqueio individual de Wallace, 21/19. Com ponto de bloqueio de Maurício Souza, o Brasil marcou 23/19 e, depois, fechou em 25/22.
As duas seleções estiveram empatadas em 3/3 e, no bloqueio de Bruninho, o Brasil fez 4/3. Com Wallace, a equipe verde e amarela fez 7/4. A diferença no placar se manteve em 9/6. A Sérvia reagiu e deixou tudo igual em 10 pontos. No ponto de saque de Ivovic, os donos da casa assumiram o comando do placar (12/11), e Renan pediu tempo. Os sérvios abriram dois de vantagem em 15/13. No bloqueio duplo, o Brasil empatou (15/15) e com Maurício Borges virou: 16/15. No bloqueio de Wallace, o placar foi a 19/17 e o adversário pediu tempo. No bloqueio, a Sérvia fez 21/20. Com ponto de saque de Lipe, 22/21. Com bloqueio, 23/22 para o time da casa. A reta final do set foi emocionante. No ace de Bruninho, o Brasil fechou em 26/24.
EQUIPES
Brasil – Bruninho, Wallace, Lucão, Maurício Souza, Maurício Borges e Lipe. Líbero – Murilo
Entraram – Isac, Evandro, William
Técnico: Renan
Sérvia – Jovovic, Atanasevic, Podrascanin, Lisinac, Kovacevic e Ivovic. Líbero - Rosic
Entraram – Katic, Okolic, Mijailovic, Luburic
Técnico: Nikola Grbic
GALERIA DE FOTOS
http://www.volleyball.world/en/men/schedule/8934-serbia-brazil/post
LIGA DAS NAÇÕES MASCULINA
1ª semana:
Kraljevo (Sérvia)
25.05 – Brasil 3 x 0 Sérvia (25/22, 25/22 e 26/24)
26.05 – Brasil x Itália, às 11h (Horário de Brasília) – SporTV 2
27.05 – Brasil x Alemanha, às 11h (Horário de Brasília) – SporTV 2
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro