Ana Patrícia e Rebecca avançam à semifinal da etapa chilena
17/02/2018
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 17.02.2018
O Brasil está na semifinal da etapa do Chile do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2018. Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), que já conquistaram um ouro nesta temporada, conseguiram a vaga entre as quatro melhores com duas vitórias neste sábado (17.02), em Coquimbo. A dupla brasileira segue invicta na competição, sem ter perdido nenhum set até aqui.
Na semifinal, neste domingo (18.02), Ana Patrícia e Rebecca enfrentarão as colombianas Diana e Yuli por um lugar na disputa do ouro. A final e a partida valendo o terceiro lugar também ocorrem neste domingo. Os outros três times que vinham representando o Brasil acabaram dando adeus ao torneio neste sábado.
Ana e Rebecca começaram o dia vencendo as chilenas Rivas e Josefa por 2 sets a 0 (21/12, 21/10), em partida ainda pela fase de grupos. Classificadas em primeiro na chave, as brasileiras conquistaram mais uma vitória horas depois, pelas quartas de final. Triunfo sobre as uruguaias Fortunati e Hernandez com parciais de 21/8 e 21/12.
“Estamos felizes por esses dois primeiros dias, estamos conseguindo apresentar um bom voleibol. A semifinal certamente será uma partida mais dura e vamos entrar muito concentradas. Estamos fazendo um bom torneio, conseguimos manter um ritmo constante, acredito até pela sequência de bons campeonatos que temos feito. A combinação de bloqueio e defesa está funcionando bem e esperamos sair com uma medalha para o Brasil”, disse Rebecca.
Outras três duplas brasileiras acabaram eliminadas neste sábado. Fernandão e Ramon Gomes, prata na primeira etapa da temporada, em Nova Viçosa, foram superados nas quartas de final pelos argentinos Azaad e Capogrosso por 2 sets a 0 (21/16, 21/18), terminando em quinto.
Já Nicolas/Gabriel Zuliani (PR) acabaram eliminados na fase de grupos, ao serem superados pelos chilenos Droguett e Lammel por 2 a 0 (21/13, 22/20) na última rodada da chave. Fernanda e Maria Clara (BA/RJ) venceram as uruguaias Purtscher e Altamirano por 2 sets a 1 (16/21, 21/15, 18/16), mas não tinham mais chances de avançar às quartas de final. As duas duplas são formadas por jovens, convocados para adquirirem experiência internacional.
Após as duas primeiras etapas, o Brasil aparece em primeiro lugar no ranking masculino com 380 pontos, e no feminino, com 400 pontos. O Circuito Sul-Americano conta pontos para classificação aos Jogos Pan-Americanos de 2019, no Peru.
Ao todo são seis etapas do Circuito Sul-Americano para os dois naipes, e dois torneios ‘Finals’ contando apenas com um naipe cada. O calendário completo pode ser acessado no site oficial da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), em http://voleysur.org/v2/calendario/calendario.asp.
O ranking geral do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada, mesmo que um país tenha mais de uma dupla no pódio. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro