Torneio feminino estreia na quinta-feira em Niterói

26/04/2017

Torneio feminino estreia na quinta-feira em Niterói
Ágatha tentará o terceiro título do Superpraia (Créditos: Paulo Frank/CBV)

A praia de Icaraí recebe, já nesta quinta-feira (27.04), as principais duplas do vôlei de praia brasileiro para a disputa do Superpraia 2017. A quarta edição do torneio vai até o domingo (30.04) em Niterói (RJ) aberto ao público com entrada franca. As primeiras a entrar em ação serão as 16 duplas femininas que têm as campeãs do Circuito Brasileiro 16/17, Larissa e Talita (PA/AL), como cabeça de chave número um.

Mas não é só a dupla líder do ranking nacional que chega com destaque ao torneio. Das três edições já realizadas do Superpraia a paranaense Ágatha chegou ao lugar mais alto por duas vezes. Ela, que venceu a competição em 2015 e 2016 ao lado de Bárbara Seixas, tentará a partir desta quinta-feira conquistar mais uma vez o torneio, mas com a nova parceira, a jovem Duda.

“Eu não faço uma relação com os dois anos anteriores com a temporada atual, pois são situações bem diferentes. No outro time já tínhamos três ou quatro anos juntas, agora, com a Duda, estamos ainda no começo. Pelo que apresentamos até agora, eu e a Duda temos condições de irmos muito bem no tornei. Viemos com o mesmo espírito que chegamos em todos os torneios, que é o de lutar pelo lugar mais alto do pódio. Se isso vai se confirmar, aí não temos como garantir, os outros times também se preparam e chegam aqui com esse mesmo objetivo. Dentro de quadra é que vamos ver”, comentou a jogadora.

Além de defender o título, a medalhista olímpica afirma que há outros fatores que fazem do Superpraia uma competição especial. Para Ágatha estar na disputa com as melhores duplas do país é um combustível extra para entrar em quadra.

“Este é o evento mais importante do Circuito Brasileiro, tem a premiação praticamente dobrada, são muitos fatores que dão uma motivação extra. A gente sabe que tem um glamour diferente, com a participação das melhores duplas da temporada, então queremos ir muito bem”, completou a paranaense.

A decisão feminina está programada para a noite do sábado (29.04). Já a competição masculina terá início nesta sexta-feira (28.04) e a final acontece na manhã do domingo (30.04).

No histórico da competição, que é realizada desde 2014, os campeões olímpicos Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) dominam entre os homens e ficaram no topo do pódio em todas as edições. No feminino, a primeira edição, em Salvador (BA), em 2014, Taiana e Talita venceram, enquanto nos dois anos seguintes, em Maceió (AL) e João Pessoa (PB), Ágatha e Bárbara foram bicampeãs.

No naipe feminino estão inscritas as duplas Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE), Taiana/Elize Maia (CE/ES), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Juliana/Carol Solberg (CE/RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Lili/Josi (ES/SC), Tainá/Victoria (SE/MS), Renata/Thati (RJ/PB), Rachel/Izabel (RJ/PA), Semírames/Luiza Amélia (SP/CE), Maria Elisa/Carol Horta (PE/CE), Andrezza/Vivian (AM/PA), Érica Freitas/Neide (MG/AL), Flávia/Rafaela (RJ/PA) e Fabrine/Carol Won-Held (BA/RJ).

Estão inscritos no naipe masculino Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Pedro Solberg/Guto (RJ), André/Evandro (ES/RJ), Hevaldo/Oscar (CE/RJ), Thiago/George (SC/PB), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Vitor Felipe/Jô (PB), Pedro/Felipe Cavazin (PB/PR), Benjamin/Moisés (MS/BA), Bruno/Fernandão (AM/ES), Márcio Gaudie/Jeremy (RJ), Averaldo/Léo Vieira (TO/DF), Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR), Gilmário/Bernardo Lima (PB/CE) e Luciano/Harley (ES/DF).

O Superpraia possui premiação dobrada em relação às demais etapas do Circuito Brasileiro. Os campeões nos dois naipes recebem R$ 79,9 mil e a competição conta com uma festa para eleger os destaques da temporada. Serão oito categorias técnicas, decididas pelos atletas e treinadores (levantamento, recepção, bloqueio, saque, defesa, ataque, atleta que mais evoluiu e melhor jogador) e uma votação popular, que elegerá o ‘craque da galera’, com votação no site: http://voleidepraia.cbv.com.br/craque-da-galera

SISTEMA DE DISPUTA

O Superpraia será realizado em quatro dias, com apenas disputas femininas no primeiro dia (27.04), com a fase de grupos. Na sexta-feira (28.04), é a vez da estreia masculina e repescagem (Round 1) e quartas de final femininas. No sábado (29.04) serão disputadas a repescagem (Round 1), quartas de final e semifinais masculinas, enquanto entre as mulheres é o dia de semifinais e a decisão por medalhas. O domingo (30.04) sedia as disputas de bronze e a final masculina. As decisões terão transmissão ao vivo do SporTV.

Os primeiros colocados de cada grupo - nos dois naipes - avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem). Os vencedores das quartas avançam às semifinais.

 

CREDENCIAMENTO

Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura do Superpraia em Niterói devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘[email protected]’. A retirada das credenciais será realizada na própria arena, na sala de imprensa, na quinta-feira (27.04) das 9h às 15h, na sexta-feira (28.04) das 9h às 17h e no sábado (29.04), das 9h às 17h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Rogério Carvalho (21 994227157) realizará o credenciamento e auxiliará a imprensa.

Importante: Não haverá entrega de credenciais no domingo (30-04).

SERVIÇO - SUPERPRAIA NITERÓI (RJ)

ONDE: Praia  de Icaraí

QUANDO: De quinta-feira (27.04) a domingo (30.04)

HORÁRIO: Quinta, das 9h às 15h; Sexta, das 8h às 18h; Sábado, das 9h às 19h; Domingo, das 10h às 12h

ENTRADA GRATUITA

CAMPEÕES DO SUPERPRAIA

2014 – Salvador (BA) – Taiana/Talita (CE/AL) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)

2015 – Maceió (AL) – Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)

2016 – João Pessoa (PB) - Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)

CAMPEÕES EM NITERÓI

1992 – Niterói – Isabel/Jacqueline (RJ) e Paulão/Paulo Emílio (BA)

1993 – Niterói – Isabel/Roseli (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)

1994 – Niterói – Mônica/Adriana (RJ) e Aloizio/Emanuel (ES/PR)

1995 – Niterói – Jacqueline/Sandra Pires (RJ) e Alemão/André (DF)

1996 – Niterói – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Guilherme/Pará (RJ)

1999 – Niterói – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)

2001 – Niterói – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Tande/Emanuel (RJ/PR)

2002 – Niterói – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Lula/Adriano (PE)

14/15 – Niterói – Larissa/Talita (PA/AL) e Alison/Bruno Schmidt

15/16 – Niterói – Larissa/Talita (PA/AL) e Oscar/André Stein (RJ/ES)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.


Aplicativo CBV.
Baixe agora!

Baixe agora o Aplicativo Vôlei Brasil, faça seu cadastro e receba todas as novidades das competições, alertas dos seus jogos favoritos, além de assistir a vídeos ao vivo.

Baixe na Apple Store Baixe na Google Play
Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Bet7k

COPATROCINADOR

Parceiros Oficiais