Semifinais são definidas em Maceió com duplas do quali e atleta da casa
15/02/2017
As semifinais do Circuito Banco do Brasil Nacional, etapa de Maceió (AL), foram definidas nesta quarta-feira (15.02), com a disputa de 32 jogos dos torneios masculino e feminino. E duas duplas vindas do qualificatório se destacaram, conseguindo avançar. As disputas continuam nesta quinta (16.02), com duelos das semifinais, disputa de bronze e final de cada naipe. Tudo com entrada franca na arena montada na Praia da Pajuçara.
A semifinal feminina terá justamente os dois times provenientes do qualificatório se enfrentando: Andressa/Maria Clara (PB/RJ) e Juliana/Vitória (PR/RJ) fazem a primeira disputa. No outro lado da chave, a alagoana Sandressa, ao lado de Naiana (CE), encaram Amanda Maltez/Fernanda Nunes (RJ). Os jogos ocorrem a partir das 8h30 (horário local).
A paraibana Andressa comentou a classificação à semifinal após permanecer por uma semana treinando no Rio de Janeiro. Ela e Maria Clara se juntaram no início deste ano.
"Foi uma parte muito importante para nosso time, criar uma base, e foi nítido que tivemos uma boa evolução no entrosamento. Na maneira de se falar em quadra. Claro que ainda temos muito a crescer, uma semana não é o bastante, mas subimos um degrau importante. Estou muito feliz de poder jogar ao lado dela, aprender muita coisa, e conseguir essa vaga", disse.
No naipe masculino, as semifinais serão entre uma dupla que reestreia parceria - Fernandão e Bruno (ES/AM), que atuaram juntos pela última vez em 2011 - contra os capixabas Vinícius e Marcos Borlini (ES), que caíram do Circuito Brasileiro e buscam recuperação. Vinícius comentou a superação da dupla que pouco treinou na última semana.
"Nós tivemos que jogar com muita garra, pouco conseguimos treinar na última semana, por conta dos problemas no Espírito Santo. E o calor em Maceió é forte, tem que entrar com ritmo de jogo forte. Voleibol é isso, tem que lidar com as dificuldades e soubemos contornar tudo. A expectativa para a semifinal é ir com o mesmo gás, ajudando um ao outro", destacou.
A outra semifinal será entre Nilton/Fábio (RO/CE) encarando Márcio Gaudie e Jeremy, que fora de quadra estará na torcida. Ele é marido de Maria Clara e busca um 'pódio em família' na etapa alagoana.
Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, as duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições.
O Circuito Banco do Brasil Nacional passará por mais duas cidades em 2017. As seis etapas realizadas até aqui passaram por Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Maringá (PR), São José (SC) e Paraíba (PB). Os times vencedores de uma etapa do Nacional recebem prêmio de R$ 7.250,00 e, ao todo, são distribuídos mais de R$ 93 mil aos atletas.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro