Times representando PB, RJ e RN vão à final da primeira etapa da temporada 2017
11/02/2017
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 11.02.2017
A primeira etapa da temporada 2017 do Circuito Banco do Brasil Sub-21 definiu seus finalistas neste sábado (11.02), após 26 grandes jogos na Praia de Pajuçara, em Maceió (AL). Foram disputadas as partidas das oitavas, quartas e semifinais, nos dois naipes, tudo com entrada franca à torcida. Na próxima semana a cidade recebe também os circuitos Nacional (divisão de acesso) e Open (primeira divisão) do vôlei de praia brasileiro.
As finais e disputas de bronze ocorrem neste domingo (12.02), a partir das 8h30. No naipe masculino a disputa pelo ouro será entre os gêmeos paraibanos Rafael e Renato Andrew contra os cariocas Igor Borges e Gabriel Gouveia. No feminino, Vitoria e Giovanna (RJ) encaram Kyce/Milena (RN) pelo título da etapa e pontos no ranking.
Renato, campeão mundial Sub-19 em 2016, e seu irmão Rafael chegam embalados por cinco vitórias, sem terem perdido nenhum set na competição. Do outro lado, Igor e Gabriel também estão invictos, mas decidiram as duas últimas partidas no tie-break. Gabriel é filho de Carlão, capitão e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992.
A disputa de bronze também será entre outras duas grandes duplas das categorias de base. Os paranaenses Adrielson, que é bicampeão brasileiro Sub-21, e Juliano, derrotados pelos cariocas na semifinal, enfrentam Adelmo e David Pedreira (BA), que caíram para os gêmeos da Paraíba. Um lugar ao pódio também vale importantes pontos no ranking geral.
Entre as mulheres, a carioca Vitória, quarta colocada no Mundial Sub-19 de 2016, tentará o ouro ao lado da parceira Giovanna. A dupla, que foi campeã brasileira Sub-19 na temporada passada, não perdeu nenhum set nas cinco vitórias que conseguiu até aqui. Kyce e Milena venceram o mesmo número de partidas e perderam apenas um set, na semifinal, demonstrando que a decisão promete grande equilíbrio.
O bronze será entre Monique/Franciane (PR), que perderam na semifinal para as cariocas, contra Talita/Amanda (CE), derrotadas pelas potiguares.
O Circuito Sub-21 será composto por quatro etapas ao longo de 2017. Nesta primeira parada, 27 duplas no torneio masculino e outras 24 no torneio feminino disputaram a medalha de ouro. Os oito melhores estados em Maceió garantem vaga direta na fase de grupos para a segunda etapa da temporada, que será em Bauru (SP). Outras quatro vagas serão definidas com a disputa de um qualificatório, aberto aos demais estados.
Assim como ocorre no circuito Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico. Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das etapas.
VEJA TODOS OS RESULTADOS DO FEMININO
VEJA TODOS OS RESULTADOS DO MASCULINO
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro