Campeões em 2014 apontam desafios em busca do bi e elogiam torneio
27/04/2015
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 27.04.2015
Eles marcaram o nome na história do vôlei de praia ao conquistarem a primeira edição do SuperPraia A, em 2014, em Salvador (BA). Pouco mais de um ano depois, quatro atletas querem repetir a dose e elegem desafios em busca do bicampeonato. A disputa agora acontece em Maceió (AL), na Praia de Pajuçara, de sexta-feira (01.05) a domingo (03.05), com entrada franca à torcida. Alison/Bruno Schmidt e a ex-parceria formada por Talita e Taiana conhecem os atalhos, mas apontam os desafios para subir ao primeiro lugar do pódio.
Ao lado de Fernanda Berti desde junho de 2014, Taiana tentará repetir com a nova parceira o sucesso que obteve na primeira edição do SuperPraia. A cearense lembra que, por reunir as seis melhores duplas de cada naipe, e dois times convidados, o torneio é mais curto, obrigando os times a serem mais regulares desde o apito inicial.
“Estamos treinando duro para a temporada, o SuperPraia é uma competição muito especial e será o último torneio antes do Circuito Mundial. Será muito bom para avaliarmos nossa evolução. Este é um torneio curto, com cada jogo definido no detalhe. E este foi nosso ponto fraco em etapas anteriores: pecar nos detalhes. Estamos trabalhando firme e acredito que o crescimento da dupla irá aparecer em Maceió. Além disso, adoro jogar no Nordeste, lá o vôlei de praia é jogado com todos os elementos: sol forte, vento. Vamos precisar nos adaptar principalmente ao vento para chegarmos ao topo do pódio”, disse Taiana.
O brasiliense com coração capixaba Bruno Schmidt, tem boas recordações da competição, já que o título em 2014 foi um dos primeiros ao lado de Alison – a parceria tinha cerca de quatro meses. Mais entrosados após uma boa temporada no Circuito Mundial e com Alison recuperado de duas cirurgias, Bruno foge de previsões, mas aposta em partidas com nível técnico ‘de final’ em quase todas as partidas do torneio.
“O SuperPraia tem um formato parecido com o Circuito Mundial e isso é bom para nossa evolução. Temos uma chave muito equilibrada, estrearemos, por exemplo, contra os cabeças de chave Ricardo e Emanuel. É um torneio que reúne as melhores equipes, o que nos deixa bastante motivados, gostamos destes campeonatos especiais. Todos os jogos poderiam ser uma final de etapa do Circuito Brasileiro, são grandes times. A recuperação do Alison está a todo vapor então nossa motivação está transbordando”, analisou Bruno Schmidt.
Campeã ao lado de Taiana em 2014, Talita também terá inúmeros motivos para manter a motivação em alta no torneio que encerra a temporada nacional. Além de ter iniciado no vôlei de praia em Maceió (AL), a bloqueadora chega embalada pelo título do Circuito Brasileiro, conquistado ao lado da nova parceira Larissa.
“É um torneio diferente porque se classificam só os melhores times. E é um campeonato que só acontece uma vez por temporada, com um campeão independente do Circuito Brasileiro. Além disso, a premiação é muito bacana e as atenções ficam todas voltadas a ele. Fomos campeãs brasileiras e vamos lutar muito para também conquistarmos esse título. Quero defender a conquista que tive no ano passado, com a Taiana. Estamos motivadas e será muito importante no nosso planejamento", disse a sul-mato-grossense.
O formato de disputa do SuperPraia funciona da seguinte forma. Os oito times em cada gênero são divididos em dois grupos de quatro duplas na primeira fase, jogando entre si. O primeiro colocado de cada chave avança direto às semifinais da competição, enquanto os segundos e terceiros dos grupos disputam o Round 2. Os vencedores desta fase avançam às semifinais, e os dois melhores lutam pelo ouro, enquanto os derrotados se enfrentam pelo bronze.
Premiação é destaque
Além do título, a premiação também é um dos grandes atrativos do torneio de encerramento da temporada. Os times campeões do SuperPraia A recebem R$ 79.950, valor superior, por exemplo, ao oferecido aos vencedores de uma etapa Open do Circuito Mundial (U$ 11 mil).
O torneio masculino do SuperPraia A será encabeçado por Ricardo/Emanuel (BA/PR). Logo na sequência, pela ordem do ranking estão Evandro/Pedro Solberg (RJ), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Guto/Allison (RJ/SC), Luciano/Léo Vieira (ES/DF), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Márcio Araújo/Saymon (CE/MS).
Entre as mulheres, Larissa/Talita (PA/AL) abrem a lista, seguidas por Maria Clara/Carol (RJ), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Josi/Elize Maia (SC/ES), Taiana/Fernanda Berti (CE/RJ), Carolina Horta/Duda (CE/SE) e Val/Ângela (RJ/DF).
CREDENCIAMENTO
Os profissionais interessados em participar da cobertura do SuperPraia deverão realizar o credenciamento pelo site da CBV, através do link http://2015.cbv.com.br/index.php/midia/credenciamento. Basta selecionar o evento desejado e preencher os campos indicados. A retirada das credenciais será realizada na sexta-feira (01.05) e no sábado (02.05), na sala de imprensa da própria arena.
Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) realizará o credenciamento e auxiliará a imprensa.
IMPORTANTE: Não haverá, sob nenhuma hipótese, retirada de credenciais no DOMINGO (03.05), dia das finais.
CRAQUE DA GALERA
Também está aberta no site da CBV a votação do ‘Craque da Galera’, que elegerá os dois jogadores favoritos da torcida em cada gênero. A eleição ocorre até o dia 30 de abril e a divulgação será no dia 1º de maio, quando também serão anunciados os melhores da temporada em cada fundamento, pela votação técnica (jogadores e treinadores). A votação ocorre pelo link http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/craque-da-galera. Concorrem ao prêmio os 32 atletas que disputarão o SuperPraia A.
SERVIÇO - SUPERPRAIA A E B
Local: Praia de Pajuçara, em frente ao hotel Enseada
Data: De quarta-feira (29.04) a domingo (03.05)
Horário: A partir das 8h30
Entrada franca