Semifinais do torneio masculino definidas com dois invictos e muito equilíbrio
29/04/2015
Renan Rodrigues, em Maceió (AL) - 29.04.2015
O equilíbrio foi a tônica do primeiro dia de competições no torneio masculino do SuperPraia B, em Maceió (AL), que definiu os quatro semifinalistas. Das dez partidas disputadas nesta quarta-feira (29.04), na Praia de Pajuçara, sete foram decididas no tie-break. Invictos, Léo Gomes e Bernat (RJ) enfrentam Averaldo/Daniel Souza (TO/RJ). Também sem derrotas, Benjamin/Harley (MS/DF) encaram Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE) pela final.
Os jogos continuam nesta quinta-feira (30.04), a partir das 9h, com entrada franca para a torcida e transmissão dos jogos da quadra central pelo link http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo. A disputa de bronze e a final do torneio também ocorrem no mesmo dia, às 12h, nas quadras centrais e externa.
Léo Gomes e Bernat foram a primeira equipe classificada à semifinal, vencendo os dois jogos pelo grupo A. Objetivo importante na visão do carioca Bernat, já que a dupla evitou uma partida pela repescagem. Averaldo e Daniel Souza, adversários na semifinal, tiveram um tropeço na fase de grupos e avançaram após vitória por 2 sets a 0 (21/18, 21/18) sobre Jô e Ícaro (PB), na repescagem.
"A gente treinou muito, menos que a final, para nós, não interessa. Mas todo mundo treinou também, todos os times trabalham muito forte. Cada vez que entramos na quadra, nos propomos a fazer o melhor que podemos. E nosso melhor é muito bom, muito competitivo. Se entrarmos e fizermos nosso máximo, vamos chegar longe. Algumas vezes as coisas não dão certo, mas o importante é saber que não faltou disposição, dedicação. Vamos jogar pela nossa equipe e tudo que temos como objetivo. Amanhã será assim", disse Bernat, que analisou o forte bloqueio da equipe nos jogos da primeira fase.
"Joguei bloqueando durante toda minha carreira, estou indo para o fundo agora, com o Léo. Mas tenho uma boa leitura boa de bloqueio, uma base diferente. Quando vou para o bloqueio, muda tudo. Complica para o outro time porque minha leitura e a dele são diferentes. Esse revezamento é bom em alguns momentos, quando estamos com dificuldade em marcar algum ataque, é uma opção interessante para nossa dupla".
Do outro lado da chave, a experiência colaborou para que Benjamin, em plena forma física aos 43 anos, e Harley, 40, mantivessem o controle em duas partidas decididas no tie-break. O esforço valeu, pois as vitórias pela chave B levaram a dupla direto às semifinais, sem passarem pela repescagem. Após a segunda vitória, Harley, campeão do Circuito Mundial de 2008, comentou a possibilidade de ter um período de recuperação maior.
"Vencer as duas partidas faz muita diferença, a temperatura está alta e quanto mais puder economizar de energia, melhor ainda. E as duas partidas foram decididas no tie-break, em quase uma hora. Um jogo a menos nessa circunstância ajuda muito, até por não ter o desgaste psicológico, a pressão de ter que vencer para seguir na competição. Mas amanhã temos que zerar tudo e focarmos novamente", disse o brasiliense, que completou.
"Benjamin e eu, pelo fato de sermos experientes, temos essa habilidade de sabermos levar o jogo. Estava quente e começamos num ritmo menor que as outras duplas, mas de uma forma que fomos conseguindo sustentar para que depois controlássemos o final. A cabeça, a maturidade ajuda muito nesse calor, você acaba aprendendo a regular as reservas de energia. Comecei a temporada mal, o Benjamin também, mas quando nos juntamos, felizmente só tivemos resultados bons. Quero muito chegar à final, até mesmo para contemplar essa recuperação e boa temporada que fizemos".
Ramon Gomes e Bernardo Lima, adversários de Harley e Benjamin na semifinal, avançaram após triunfo de virada, por 2 sets a 1 (21/14, 16/21, 15/10), sobre Oscar e Thiago (RJ/SC), pela repescagem. Na fase de grupos o carioca e o cearense tiveram um triunfo sobre Arthur Lanci/Felipe Cavazin (PR) e uma derrota para Léo Gomes e Bernat (RJ).
O SuperPraia é o último torneio da temporada 2014/2015 do calendário nacional. os campeões do SuperPraia B recebem R$ 20.347. No total, os dois torneios distribuem mais de R$ 800 mil em premiações às duplas.
CRAQUE DA GALERA
Também está aberta até esta quinta-feira (30.04), no site da CBV, a votação do ‘Craque da Galera’, que elegerá os dois jogadores favoritos da torcida em cada gênero.
A divulgação dos vencedores será no dia 1º de maio, quando também serão anunciados os melhores da temporada em cada fundamento, pela votação técnica (jogadores e treinadores). A votação ocorre pelo link http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/craque-da-galera. Concorrem ao prêmio os 32 atletas que disputarão o SuperPraia A.