Campeões da primeira etapa avançam e semifinais são definidas no MS
09/06/2015
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 09.06.2015
A qualidade e o alto nível técnico marcarão as semifinais da etapa de Campo Grande (MS) do Circuito Banco do Brasil Sub-23, a segunda da temporada. Após a realização de 34 partidas válidas pela fase de grupos e quartas de final nesta terça-feira (09.06), quatro times nos naipes masculino e feminino se credenciaram à próxima etapa do torneio. Destaque para a presença de cinco campeões mundiais Sub-19 (George, Arthur Lanci, Tainá, Andressa e Duda) e duas campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude (Duda e Ana Patrícia).
As semifinais serão disputadas nesta quarta-feira (09.06), quando também serão realizadas as partidas pelas medalhas de bronze e as finais. Os jogos ocorrem a partir das 9h (horário de Brasília), no Parque das Nações Indígenas, com entrada franca à torcida. Além dos campeões mundiais de base, destaque também para as duplas que venceram a etapa de abertura, em Chapecó (SC) e estão novamente entre os quatro melhores.
As semifinais masculinas terão Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR), campeões da primeira etapa, enfrentando Maia e Jonas Paixão (RJ), enquanto Léo e George (PB) encaram Vinícius/Matheus Baby (ES/RJ) no outro jogo. No feminino, Duda e Tainá (SE) jogam contra Beatriz/Amanda (RJ) por um lugar na final, enquanto Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ), que venceram na abertura do circuito, duelam contra Ana Patrícia e Rebecca Silva (MG/CE).
Os paranaenses Davi e Arthur Lanci avançaram após duas vitórias na fase de grupos. Nas quartas de final, eliminaram Salvino/Sheldon (MG/RR) com triunfo por 2 sets a 0 (21/13, 21/18). Já Jonas e Maia começaram com uma vitória e uma derrota na chave, mas passaram e eliminaram Gabriel e Igor Borges (RJ) de virada: 2 sets a 1 (16/21, 21/13, 15/13).
Vinícius e Matheus Baby tiveram dois triunfos no grupo e eliminaram Pedro/Antônio Carlos (PB/RJ) com vitória por 2 sets a 0 (21/13, 21/14. Por fim, Léo e George (PB) chegaram às semis após vencerem duas vezes na chave e eliminarem Vitor Micael/Lucas (DF) com triunfo por 2 sets a 0 (21/14, 25/23).
No feminino, Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ) e Duda/Tainá (SE) foram as únicas classificadas às semifinais que começaram com dois triunfos na fase de grupos. A paraibana e a carioca eliminaram Ju/Clicia (AM) com vitória por 2 sets a 0 nas quartas de final, enquanto as sergipanas superaram Fiama/Laiz (MS/SC) também com vitória por 2 sets a 0 nas quartas.
Ana Patrícia e Rebecca, que se juntaram recentemente, tiveram um tropeço na chave e eliminaram, nas quartas, Victoria/Carol (MS/SE) por 2 sets a 0. O único duelo das quartas de final feminina que foi ao tie-break foi a vitória de Beatriz/Amanda (RJ) sobre Paola/Sofia (SC/DF) por 2 sets a 1. A dupla campeã de cada etapa soma 200 pontos no ranking que define os campeões da temporada, além de uma premiação em dinheiro para os times na disputa.
O Circuito Banco do Brasil Sub-23 contará com seis etapas. Após Chapecó-SC e, agora, Campo Grande (MS), também passará por Vitória -ES (30 de junho a 2 de julho), Rio de Janeiro-RJ (4 a 6 de agosto), Salvador-BA (8 a 10 de setembro) e Brasília-DF (13 a 15 de outubro). Diferente dos outros dois torneios de base nacionais (Sub-19 e Sub-21), no Sub-23 os atletas não precisam representar o mesmo estado para formarem as duplas.
O Circuito Banco do Brasil Sub-23 foi criado no final de 2011, com a etapa de estreia ocorrendo em João Pessoa, em março de 2012. A competição foi lançada visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional. Já o Challenger voltou a ser realizado na temporada 2012, como forma de fortalecer as duplas que não estão atuando no Circuito Mundial.