Semifinais definidas em Vitória (ES) com repetições da última etapa
30/06/2015
Com muitos jogos e a presença de várias promessas das areias, as semifinais da etapa de Vitória (ES) do Circuito Banco do Brasil Sub-23 foram conhecidas nesta terça-feira (30.06). Trinta e dois jogos foram disputados nos torneios masculinos e femininos, entre fase de grupos e quartas de final. As partidas seguem nesta quarta-feira (01.07), na arena montada na Praia de Camburi, com entrada franca à torcida para semifinais, disputas de bronze e finais.
No torneio masculino, os quatro times classificados às semifinais são exatamente os mesmos da etapa de Campo Grande (MS), apenas com diferença entre os confrontos. O campeão mundial Sub-19 Arthur Lanci (PR) e seu parceiro Eduardo Davi (PR) encaram o atleta da casa Vinícius (ES) e seu parceiro Matheus (RJ). Na outra semifinal, o também campeão mundial Sub-19 George (PB) e seu parceiro Léo Morais (PB) duelam contra Matheus Maia e Jonas (RJ), campeões da etapa passada.
As semifinais femininas terão somente uma dupla ‘intrusa’ em relação às classificadas para esta fase em Campo Grande: Victoria e Ana Carolina (MS/SE), que encaram a campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude, Ana Patrícia (MG), e sua parceira Rebecca (CE). Na outra chave, Duda/Tainá (SE), ambas campeãs mundiais Sub-19, encaram a também campeã mundial Sub-19 Andressa (PB) e sua parceira Paula Hoffmann.
Das três equipes classificadas, apenas Victoria e Ana Carolina (MS/SE) não tiveram duas vitórias na primeira fase, avançando em segundo no grupo. Nas quartas, elas eliminaram Beatriz/Amanda (RJ) com triunfo por 2 sets a 1 (18/21, 24/22, 11/15), em 50 minutos. Já Duda/Tainá (SE) conseguiu a vaga ao eliminar nas quartas Aretha/Lidiane (RJ/ES) por 2 sets a 0 (21/8, 21/10), em 26 minutos de duração.
Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) superaram Ana Carolina/Roberta Glatt (RJ) nas quarta s de final com vitória por 2 sets a 0 (21/13, 21/14), em 25 minutos. Por fim, Andressa e Paula Hoffmann (PB/RJ) superaram Paola/Sofia (SC/DF) por 2 sets a 1 (21/8, 19/21, 15/12), em 52 minutos, e também se garantiram nas semifinais.
No masculino, apenas Arthur Lanci/Eduardo Davi (PR) e Matheus Maia/Jonas (RJ) avançaram em primeiro, com duas vitórias. Vinícius e Matheus (ES/RJ), que conseguiram a vaga em segundo do grupo, eliminaram nas quartas de final Márcio/Saymon (MS) por 2 sets a 1 (21/16, 18/21, 15/7), em 49 minutos. George e Léo (PB), que avançaram como um dos melhores terceiros, superaram nas quartas Pedro/Antônio Carlos (PB/RJ) por 2 sets a 1 (21/9, 16/21, 8/15), em 36 minutos.
No outro lado da chave, Lanci e Davi (PR) eliminaram nas quartas de final os cearenses Jefferson/Allyson Lima por 2 sets 1 (21/13, 18/21, 15/9), em 45 minutos. Matheus Maia e Jonas (RJ) triunfaram sobre Gabriel e Igor (RJ) por 2 sets a 0 (21/15, 21/18), em 30 minutos, definindo os times semifinalistas.
Na etapa de abertura, em Chapecó (SC), títulos para Arthur Lanci/Eduardo Davi (PR) e Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ). Já na segunda etapa, em Campo Grande (MS), Duda/Tainá e Matheus Maia/Jonas (RJ) ficaram com a medalha de ouro.
Modo de disputa
Os 12 times finais são divididos em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições. Avançam os primeiros e segundos de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Ainda no segundo dia dos torneios ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros. A dupla campeã de cada etapa soma 200 pontos no ranking que define os campeões da temporada, além de uma premiação em dinheiro para os times na disputa.
O Circuito Banco do Brasil Sub-23 conta com seis etapas. Após Chapecó (SC), Campo Grande (MS) e, agora, Vitória (ES), o torneio passará por Rio de Janeiro (RJ), de 4 a 6 de agosto, Salvador (BA), de 8 a 10 de setembro, e Brasília (DF), de 13 a 15 de outubro. Diferente dos outros dois torneios de base nacionais (Sub-19 e Sub-21), no Sub-23 os atletas não precisam representar o mesmo estado para formarem as duplas.
O Circuito Banco do Brasil Sub-23 foi criado no final de 2011, com a etapa de estreia ocorrendo em João Pessoa, em março de 2012. A competição foi lançada visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional.