Etapa de Brasília (DF) define os campeões da temporada 2015
12/10/2015
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 12.10.2015
O Circuito Banco do Brasil Sub-23 chega ao seu último torneio da temporada nesta semana, com a definição dos campeões gerais. Os jogos acontecem de terça-feira (13.10) a quinta-feira (15.10), no Parque da Cidade, com entrada franca à torcida. A competição também será um bom aperitivo para a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional, que ocorre na sequência, de sexta-feira (16.10) a domingo (18.10).
O Circuito Sub-23 é composto por seis etapas, e, além dos campeões de cada torneio, existe um campeão geral da temporada, somando os pontos de todos os eventos. O torneio terá a presença de grandes promessas do esporte, com quatro campeões mundiais Sub-19 (Arthur Lanci, Andressa e Tainá) e duas campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude (Duda , que também é bicampeã mundial Sub-19, e Ana Patrícia).
Atualmente o ranking feminino tem dois times empatados na primeira colocação: Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ) somam 1.720 pontos. Na disputa, quem terminar na frente em Brasília leva o título da temporada. Na segunda colocação, Duda e Tainá (SE) somam 1.560 pontos e ainda sonham com a conquista, mas precisam ficar com o ouro e torcer para que as duas líderes terminem no máximo em 5º.
A disputa pelo título no masculino também segue acirrada. Vinícius/Matheus Baby (ES/RJ) e Arthur Lanci/Eduardo Davi (PR) dividem a primeira colocação com 1.800 pontos. A dupla que conquistar o melhor resultado na etapa final de Brasília ficará com o caneco da temporada. Maia e Jonas aparecem em segundo, com 1.480 pontos e já não poderiam alcançar os rivais.
No torneio masculino estão garantidos Vinícius/Matheus Baby (ES/RJ), Arthur Lanci/Eduardo Davi (PR), Jonas/Matheus Maia (RJ), Igor Borges/Gabriel Gouveia (RJ), Vitor Micael/Lucas (DF), Jefferson/Pedro (CE/PB), Fernando/Antônio Carlos (ES/RJ), Salvino/Gabriel Mussi (MG/RJ). Além deles, outros sete times disputam as últimas quatro vagas no qualificatório.
O torneio feminino tem as seguintes duplas garantidas pelo ranking: Duda/Tainá (SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ), Beatriz/Amanda (RJ), Carol/Victoria (SE/MS), Paola/Sofia (SC/DF), Thamara/Maria Clara (BA/RJ) e Ju/Clicia (AM).
Como cinco duplas se inscreveram para o qualificatório, as três primeiras ranqueadas entram direto no torneio. São elas Roberta Glat/Ana Carolina (RJ), Anna Luisa/Carol (RS) e Franciane/Tais (SC). Já Olga/Thais Belota (DF/RJ) e Marina/Kawane (MG/SP) disputam a última vaga no torneio qualificatório.
Sistema de disputa
O torneio começa na terça-feira (13.10), a partir das 8h, com a disputa do qualificatório. Os vencedores finais (em cada gênero) avançam à fase de grupos e se juntam aos oito times já classificados pela posição no ranking de entradas. As 12 duplas finais são divididas em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições (quarta-feira).
Avançam os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Ainda no segundo dia dos torneios ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia (quinta-feira) tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros. O torneio foi criado no final de 2011, visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional.
SERVIÇO - Circuito Banco do Brasil Sub-23
Local: Parque da Cidade (DF)
Data: De terça (13.10) a quinta-feira (15.10)
Horário: A partir das 8h
Entrada Franca