Nova dupla e volta de campeão entre vencedores do qualificatório em Vitória
02/07/2015
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 02.07.2015
A terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger, em Vitória (ES), conheceu os times classificados à fase de grupos nesta quinta-feira (02.07), com a disputa do qualificatório. Foram realizadas 45 partidas, 26 no torneio masculino e outras 19 no feminino, todas com entrada franca à torcida na Praia de Camburi. Quatro times em cada gênero avançaram e as partidas seguem nesta sexta-feira (03.07)
Destaque para a volta ao torneio principal do campeão do Circuito Mundial 2008, Harley (DF), que ao lado do parceiro Guto (SP) havia caído nesta fase nas duas últimas etapas. Outra novidade foi a classificação de uma nova formação. Agora jogando ao lado de Carolina, Thaís (RJ) conseguiu uma das quatro vagas.
No masculino, 30 times brigavam pelas quatro vagas. A primeira dupla a avançar à chave principal foi Felipe Cavazzin/Zé Írio (PR/MS) que precisou vencer dois jogos, no último deles, valendo a vaga, vitória sobre George/Pedro (PB) por 2 sets a 1 (21/17, 20/22 e 16/14). Marcus/Vinícius (RJ/ES) também jogou duas vezes e garantiu passagem à próxima fase ao bater a dupla carioca formada por Matheus Baby e Eduardo (RJ) por 2 sets a 0 (21/19 e 21/13).
A terceira dupla a se classificar foi Harley/Guto (DF/SP) que venceu três jogos. O que garantiu o ingresso à fase de grupos foi o triunfo, de virada, sobre Luccas Lima/Álvaro Andrade (SP/SE) por 2 sets a 1 (18/21, 21/19 e 15/12). Os jovens paranaenses Arthur Lanci e Eduardo Davi jogaram três vezes para seguir na competição principal. Eles derrotaram a dupla formada pelo medalhista olímpico Márcio Araújo (CE) e Symon (MS) na última partida desta quinta-feira por 2 sets a 0 (21/15 e 21/16).
Já estavam garantidos na fase de grupos do torneio masculino do Challenger as duplas Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ), Léo Vieira/Luciano (DF/ES), Léo Gomes e Bernat (RJ), Benjamin/André (MS/ES), Anderson Melo/Averaldo (RJ/TO), Lipe/Fábio (CE/CE) e Oscar/Thiago (RJ/SC).
Já no torneio feminino, Ana Patrícia e Juliana Simões (MG/PR) foram as primeiras a se classificarem para a chave principal com a vitória por dois sets a 0 sobre Maria Clara/Natasha (RJ) (21/15 e 23/21), antes elas tinham passado por Brenda e Karola (ES). As cariocas Carolina e Thaís avançaram ao levarem a melhor sobre Paola/Sofia (SC/DF) (21/14 e 21/19).
Rebecca/Neide (CE/AL) venceu dois confrontos por 2 sets a 0 para conseguir avançar à próxima fase: Semírames/Renata (ES/RJ) (21/17 e 21/18) e depois Carol/Amanda (RJ) 21/13 e 21/15). Aline/Beatriz (SC/RJ) completou o grupo de quatro duplas que continuam na competição. A dupla derrotou Hellem/Silvania (TO) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/10) e Danielle/Ari Melo (MS/SP) por 2 sets a 1 (18/21, 21/15 e 15/13).
No torneio feminino, já tinham vaga na fase de grupos pela posição no ranking os seguintes times: Val/Camila (RJ), Duda/Elize Maia (SE/ES), Andréa Teixeira/Leize (SC), Rachel/Ângela (RJ/DF), Amanda/Fabrine (RJ/BA), Fabíola/Luciana (DF/CE), Rafaela e Michelle (PA/RJ) e Tainá/Andressa (SE/PB).
O sistema de disputa da competição funciona da seguinte forma. Os 12 times finais são divididos em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições (sexta-feira). Avançam os primeiros e segundos de cada grupo, além dos dois melhores terceiros. Ainda no segundo dia ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia (sábado) tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros.
A temporada 2015 do Challenger é formada por quatro etapas e será sediada, após passar por Chapecó-SC, Campo Grande-MS e agora Vitória-ES, em Cabo Frio-RJ (24 a 26 de julho). Os jogos do Circuito Challenger contam com transmissão ao vivo das partidas da quadra central pelo link http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo.
Na primeira etapa, em Chapecó (SC), títulos para Luciano/Léo Vieira (ES) e Val/Josi (RJ/SC). Elas repetiriam a conquista na etapa seguinte, em Campo Grande (MS), quando Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ) levou o ouro no torneio masculino.
O time vencedor de cada etapa soma 400 pontos, além de receber uma premiação de R$ 14 mil. Somando os dois naipes, o torneio distribui cerca de R$ 130 mil aos atletas.
Na liderança do ranking geral, que soma os pontos de todas as etapas, Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ) aparecem em primeiro, com 760 pontos. A liderança no ranking feminino é de Val/Josi (RJ/SC), com 800 pontos.
VEJA TODOS OS RESULTADOS DO QUALIFICATÓRIO