Torneio abre ‘maratona’ de vôlei de praia em João Pessoa
02/02/2015
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 02.02.2015
Uma semana reunindo os melhores atletas do vôlei de praia do país, além de diversos jogadores locais. O Circuito Banco do Brasil Nacional, que acontece de terça-feira (03.02) a quinta-feira (05.02), abre uma ‘maratona’ do esporte em João Pessoa. Os jogos serão realizados na Praia de Cabo Branco, com entrada franca para a torcida. Na sequência, de sexta-feira (06.02) a domingo (08.02), a cidade também será palco do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open, que reúne os 16 melhores times masculino e feminino do ranking.
O Nacional contará com diversos atrativos aos torcedores e amantes do vôlei de praia. Além da presença do campeão mundial e medalhista olímpico Fábio Luiz, prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, o torneio terá ao menos quatro representantes locais, já garantidos na fase de grupos, e novas formações. Defenderão o estado Ícaro, George, Gilmário e Renatão. Campeão Mundial Sub-19 em 2014, o paraibano George quer fazer bonito em casa e conta com a torcida dos familiares e amigos em busca do pódio.
“Jogar em casa é sempre bom, sempre muito divertido. Os amigos e parentes ficam sabendo e comparecem para torcer, até alguns de outras cidades próximas. Isso é um fator que pode ajudar na partida. Guto e eu estamos numa crescente, ele passa uma experiência que eu não tenho, além de tranquilidade. É um grande atleta e acredito que só conseguiria adquirir essas coisas jogando com ele”, disse George, que completou.
“Nós estamos acostumados com o vento por treinarmos aqui. Acho que, para quem não é de João Pessoa, talvez levem alguns jogos para se adaptar. Tem a areia, que também é diferente em cada estado. Mas principalmente o vento, já que aqui ele é frequente. Tomara que isso também seja um fator que possa nos ajudar em busca do título”.
O primeiro dia de competição (terça-feira) é reservado para o torneio qualifying, quando os 30 times inscritos no masculino e 16 no feminino brigam pelas últimas quatro vagas no torneio principal em jogos eliminatórios simples. Os classificados se juntam aos oito times já garantidos pelo ranking e disputam os jogos da fase de grupos e das quartas de final na quarta. As semifinais, disputas do bronze e finais ocorrem na quinta-feira.
Já estão garantidos na fase de grupos Fábio Luiz/Ícaro (ES/PB), Daniel Souza/Averaldo (RJ/TO), Márcio Gaudie/Marcus (RJ), George/Guto (PB/SP), Álvaro Andrade/Anderson Melo (SE/RJ), Fabiano/Rodrigo Saunders (PE/CE), Luccas Lima/Brian (SP/SC) e Gilmário/Renatão (PB).
No torneio feminino entram direto na fase de grupos Rachel/Michelle (RJ), Mayana/Flávia (TO/RJ), Rafaela/Carolina (PA/RJ), Haissa/Fabrine (MS/BA), Pauline/Paula Hoffmann (RJ), Sandressa/Solange (AL/DF), Danielle/Aline (MS/BA) e Polyana/Amanda (SE/RJ).
Na primeira etapa, em Vitória (ES), Danielle/Aline (MS/BA) e Ícaro/Averaldo (PB/TO) ficaram com o título. No torneio seguinte, no Rio de Janeiro, Andréa Teixeira/Leize (SC) e Jô/Léo Vieira (PB/DF) foram os campeões. Já em Campinas (SP), na terceira etapa, outras duplas diferentes no lugar mais alto do pódio: Daniel Lazzari/Felipe Cavazin (SC/PR) e Fabíola/Thaís (DF/RJ).
Em São José (SC), na quarta etapa da temporada, o Nacional teve como campeões André/Marcus Borlini (ES) e Andréa Teixeira/Leize (SC). Em Brasília, títulos para Léo Gomes/Bernart (RJ) e Érica Freitas/Luiza Amélia (MG/CE). Novamente em Brasília, pela sexta etapa, Semírames/Bruna (ES/PB) e Luizão/Fernandão (AM/ES) foram os campeões. Após esta etapa, outras duas acontecerão em 2015: Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Sobre o Nacional
O Circuito Banco do Brasil Nacional foi criado em 2012, quando o calendário do vôlei de praia brasileiro foi reformulado, passando a iniciar no segundo semestre de um ano e se estendendo até abril do ano seguinte. A competição foi formulada como uma forma de divisão de acesso dos atletas que se destacam para ingressarem na disputa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open, principal torneio da modalidade.
A dupla campeã de uma etapa do Nacional faz mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, diversas trocas de posições entre duplas de ambos os Circuitos acontecem ao longo dos torneios.
SERVIÇO – CBBVP NACIONAL
Data: 3 a 5/02
Horário: a partir das 9h30 (de Brasília)
Local: Av. Cabo Branco, em frente a Av. Ministro José Américo de Almeida Referência
Entrada Franca