Duplas da casa e paraguaias avançam à fase de grupos na Bahia
11/09/2015
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 11.09.2015
As últimas vagas à fase de grupos da etapa baiana do Circuito Banco do Brasil Nacional foram definidas nesta sexta-feira (11.09), na disputa do qualificatório. Foram realizados 46 jogos, classificando quatro duplas no torneio masculino e outras quatro no feminino. Fabrine e Yuri, representantes ‘da casa’, avançam na disputa, assim como time do Paraguai, formado por Patrícia e Michelle e que recebeu um wild card da CBV.
A disputa do qualificatório masculino contou com 30 duplas disputando as últimas quatro vagas. Luccas Lima e Álvaro Andrade (SP/SE) foram os primeiros a garantira a vaga. Eles venceram dois jogos, o segundo e decisivo contra Guto/Augusto (SP/SE), por 2 sets a 1 (21/12, 18/21, 15/12), em 54 minutos de duração.
Representante da casa, Yuri e o parceiro Felipe Cavazin (PR) também venceram duas vezes, confirmando a classificação à fase de grupos ao derrotarem Jefferson/Valdenio (CE) por 2 sets a 1 (25/23, 16/21, 7/15), em 56 minutos.
Matheus Baby e Eduardo (RJ) tiveram um caminho mais duro pela classificação. Por conta da posição no ranking de entradas, disputaram três partidas. A vaga veio com a vitória sobre Fernando e Raul (ES/SE), por 2 sets a 1 (21/17, 20/22, 15/6), em 49 minutos. Vinícius e Maia (RJ) também tiveram que vencer três adversários e conseguiram a classificação ao superarem Brian e Marcus Cabral (SC/RJ) por 2 sets a 0 (21/17, 21/17), em 40 minutos.
O qualificatório feminino teve 24 duplas duelando em jogos eliminatórios diretos em busca dos últimos quatro lugares à fase de grupos. A primeira dupla classificada foi a formada por Rosimeire e Bia (AL/RJ). Vencedoras de duas rodadas, elas conquistaram a vaga na vitória por 2 sets a 0 (21/10, 21/14) sobre Carol/Amanda (RJ).
Em seguida, Luiza Amélia e Thati (CE/PB) conquistaram a segunda vaga ao vencerem Pity/Débora (BA/SP) por 2 sets a 0 (21/12, 21/12), em 32 minutos de jogo. O terceiro time classificado foi o da baiana Fabrine, que ao lado da nova parceira Sandressa (AL), superou Solange/Nathasha (DF/RJ) por 2 sets a 0 (23/21, 21/12), em 41 minutos.
Por fim, as paraguaias Patrícia e Michelle, comandadas pelo técnico brasileiro e ex-jogador Francismar Garrido, conquistaram a classificação. Com um ranqueamento mais baixo que das adversárias, elas superaram três partidas para seguirem na competição. A vitória decisiva veio justamente sobre as compatriotas Gabriela e Erika, por 2 sets a 0 (21/17, 21/17), em 40 minutos.
As duplas serão divididas em três grupos com quatro e jogarão dentro da chave, com os oito melhores (primeiro e segundos, além de dois terceiro colocados) avançando às quartas de final. Todos estes jogos ocorrem no sábado (12.09). O domingo (13.09) é reservado para partidas das semifinais, disputas de bronze e finais dos dois naipes.
Já estavam garantidas no torneio masculino, pela posição no ranking de entradas, as seguintes duplas, que entram em quadra neste sábado: Lipe/Ramon Gomes (CE/RJ), Fábio/Daniel Lazzari (CE/SC), Marcus/Vinícius (RJ/ES), Luizão/Gilmário (AM/PB), Rodrigo Saunders/Guto (CE/SP), Fábio Guerra/Léo (RJ/PB), Nilton/Anderson Melo (RO/RJ) e Ferramenta/Pedro Cunha (RJ).
No feminino, as seguintes duplas já estavam garantidas pelo ranking de entradas e começam a jogar neste sábado: Andréa Teixeira/Leize (SC), Izabel/Camila (PA/RJ), Michelle/Luciana (RJ/CE), Aline/Flávia (BA/RJ), Érica Freitas/Amanda (MG/RJ), Mayana/Juliana Simões (TO/PR), Paula Hoffmann/Pauline (RJ) e Ana Patrícia/Renata (MG/RJ).
Após a primeira etapa, no Rio de Janeiro, e agora em Salvador (BA), Brasília (DF), o torneio passará novamente pelo Rio de Janeiro (RJ) e seguirá para Maringá (PR). As quatro etapas de 2016 ainda serão anunciadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro