Larissa e Talita avançam às semis e garantem o título da temporada
07/03/2015
Renan Rodrigues e Rogério Lauback, em Jaboatão (PE) – 07.03.2015
Uma campanha impecável garantiu neste sábado (07.03), na Praia de Candeias, o título da temporada 2014/2015 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia para Larissa e Talita (PA/AL) com uma etapa de antecipação. A dupla avançou às semifinais da etapa de Jaboatão dos Guararapes (PE) e não pode mais ser alcançada no ranking geral por Maria Clara/Carol (RJ) e Ágatha/Bárbara Seixas (PR), que estavam na disputa.
Também passaram à próxima fase Elize Maia e Josi (ES/SC), Fernanda Berti e Taiana (RJ/CE) e Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) na arena montada na Praia de Candeias. Os confrontos serão os seguintes por uma vaga na final: Elize Maia/Josi (ES/SC) encara Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) e Larissa/Talita (PA/AL) enfrenta. Os jogos ocorrem ainda neste sábado, com entrada franca ao público e transmissão ao vivo do SporTV 3 e no link http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo.
“Quando voltei a jogar, queria ser campeã, estava trabalhando justamente para isso. Sabia que teria muitas dificuldades, coisas que teria que ultrapassar, coisas novas que teria que aprender. Desde maio até agora estou dedicada 200% ao vôlei de praia e esse título é uma recompensa por tudo que eu e Talita nos dedicamos. E sem a minha equipe, sem a comissão técnica com o Reis Castro e o Francisco Oliveira, estaria pela metade e precisava deles”, disse Larissa, que completou.
“A Talita foi incrível, me aceitou com meus defeitos e minhas virtudes, me ensinou muito. Se sou uma nova parceira, uma nova atleta, devo demais à ela. A Lili também foi fundamental, me apoiou desde a decisão de voltar a jogar, até nos momentos de dúvida, de decidir quando retornar. Por isso, uma das etapas mais especiais foi em Vitória (ES), foi a primeira e era meu retorno ao circuito. Também destaco a etapa de Niterói (RJ), enfim, as primeiras conquistas, quando ainda estava voltando e queria me superar, saber se era a mesma Larissa de antes”.
Até agora, Talita e Larissa haviam vencido seis das sete etapas disputadas, com 36 jogos e 35 vitórias até agora, aproveitamento de 97 %. É a segunda vez que Talita conquista a temporada do Circuito Brasileiro, tendo vencido em 2009, quando atuava ao lado de Maria Elisa. Já Larissa chega ao heptacampeonato, tendo vencido em 2005, 2006, 2007, 2010 e 2011 ao lado da ex-parceira Juliana, e em 2008 ao lado de Vivian, quando Juliana se recuperava de lesão no joelho.
“Estamos muito felizes. Este é um trabalho que está apenas começando, e conseguir o título do Circuito Brasileiro era um de nossos objetivos. Quando nos juntamos, criamos metas. Lógico que a primeira delas era se acertar como um time, jogar bem, cada uma ajudar a outra. Ser coroada com o título brasileiro é tão bacana, é saber que estamos no caminho certo. E que outras vitórias venham com esse trabalho, estamos nos dedicando 200%, estamos nos doando e isso está dando certo”, disse Talita, que completou.
“Não acredito que sejamos uma dupla perfeita, acho que seria muita pretensão achar isso. A gente comete muitos erros, o que faz um atleta é justamente a busca pela perfeição. Espero que eu nunca alcance a perfeição para estar sem em busca do aperfeiçoamento, corrigir os erros, sempre achando que posso melhorar, pois é assim que os atletas evoluem. Chegar a esse título logo na primeira temporada juntas foi algo que aconteceu mais rápido do que imaginávamos. São duas grandes jogadoras, dois talentos, mas não é só isso que faz um time, um time é formado de muitas outras coisas. É formado de respeito, admiração mútua, vontade de estar na quadra com a parceira, se doar a cada jogo, isso que faz dar certo”.
Em menos de um ano de parceria, foram 11 títulos em 14 torneios disputados, sendo seis etapas do Circuito Brasileiro, quatro etapas do Circuito Mundial, além do Desafio Melhores do Mundo: Brasil x EUA. A formação comandada pelo técnico Rei Castro chegou a ficar 61 jogos sem derrota. O resultado também garante a dupla entre os times brasileiros no Circuito Mundial 2015.
A caminhada rumo ao título começou com um ouro em casa, na etapa de Vitória (ES), estado onde Larissa nasceu (veja o desempenho da dupla abaixo). Na final, triunfo sobre Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ). Na etapa seguinte, em Niterói (RJ), a vitória na final foi sobre Juliana e Maria Elisa (CE/PE). Em outubro, a dupla formada no meio de 2014 conquistou mais um ouro, novamente derrotando Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), agora em Campinas (SP).
A quarta etapa, disputada em novembro de 2014, em São José (SC), teve uma nova final. Larissa e Talita venceram Maria Clara e Carol (RJ), resultado que se repetiria um mês depois, em Porto Alegre (RS). Na primeira etapa de 2015, em Fortaleza (CE), a capixaba e a sul-mato-grossense venceram as experientes Val e Ângela (RJ/DF). O primeiro tropeço só veio na sétima etapa, em João Pessoa (PB), quando caíram nas quartas de final para Fernanda Berti e Taiana (RJ/CE).
Quartas de final
Para avançar até as semifinais, Larissa e Talita enfrentaram o sol forte e a juventude de Duda, bicampeã mundial Sub-19, e Carolina Horta (SE/CE). A experiência e a boa fase da capixaba e da sul-mato-grossense, porém, fizeram a diferença. Vitória tranquila por 2 sets 0 (21/11, 21/16), garantindo vaga entre as quatro melhores da etapa.
Fernanda Berti e Taiana (RJ/CE), que tinham terminado o primeiro dia do torneio sem derrotas e na liderança do grupo, enfrentaram Juliana e Maria Elisa (CE/PE), que passaram pela repescagem na manhã de sábado. No confronto, melhor para as campeãs do Grand Slam da Holanda de 2014, que conseguiram virada por 2 sets a 1 (10/21, 21/17, 15/10).
Quem também se garantiu pela segunda vez seguida nas semifinais foi a dupla Elize Maia e Josi (ES/SC), que também entrou direto na disputa das quartas de final por terminar a primeira fase em primeiro do grupo. Elas eliminaram nas quartas de final as campeãs da etapa do Uruguai do Circuito Sul-Americano 2014/2015, Fabíola e Thaís (DF/RJ) por 2 sets a 0 (21/18, 21/16).
A última vaga foi definida no confronto entre Lili/Rebecca (ES/CE) e Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ). Lili e Rebecca buscavam a primeira participação em semifinais nesta temporada, mas acabaram superadas pelas campeãs das duas últimas temporadas, que passaram pela repescagem durante a manhã e venceram um jogo duro por 2 sets a 0 (23/21, 21/19).
TALITA E LARISSA NO CIRCUITO BRASILEIRO 14/15:
1ª etapa – Vitória (ES) – ouro
2ª etapa – Niterói (RJ) – ouro
3ª etapa – Campinas (SP) – ouro
4ª etapa – São José (SC) – ouro
5ª etapa – Porto Alegre (SC) – ouro
6ª etapa – Fortaleza (CE) – ouro
7ª etapa – João Pessoa (PB) – 5º lugar
TÍTULOS DE LARISSA NO CIRCUITO BRASILEIRO:
Ano – Parceira
2005 – Juliana
2006 – Juliana
2007 – Juliana
2008 – Vivian
2010 – Juliana
2011 – Juliana
2014/2015 – Talita
TÍTULOS DE TALITA NO CIRCUITO BRASILEIRO:
Ano – Parceira
2009 – Maria Elisa
2014/2015 – Larissa
VEJA OS RESULTADOS DO DIA:
http://www.aplicativoscbv.com.br/circuitobb/tabopen/tabela2FR.asp?site=11&sexo=f
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA:
http://2015.cbv.com.br/index.php/midia/galeria-de-imagens/item/19833-open-jaboatao-dos-guararapes-07-03-2015