De olho em 2016, Ricardo/Emanuel e Larissa/Talita defendem coroa
11/08/2015
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 11.08.2015
Eles começam a temporada como os times a serem batidos pelos adversários. Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Larissa/Talita (PA/AL), campeões da última edição do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, darão neste final de semana o primeiro passo na tentativa de manterem a coroa de sexta-feira (14.08) até domingo (16.08), em Brasília (DF). As duas duplas estão confirmadas na primeira etapa, disputada no Eixo Monumental, ao lado do estádio Mané Garrincha.
Além de serem os atuais campeões do tour nacional, outra característica também é comum aos dois times. Ambos estão disputando a corrida olímpica em busca da classificação aos Jogos Olímpicos de 2016. Por isso, a largada do torneio, em Brasília (DF), é vista como excelente oportunidade para manterem o ritmo de jogo e afinar detalhes táticos.
"Tivemos um intervalo de torneios no Circuito Mundial e queremos ter um bom desempenho em Brasília. Vamos utilizar essa primeira etapa para tentar jogar bem, pegar ritmo de jogo e ajustar alguns lances. Vamos jogo a jogo, sem pressão por resultados. Atualmente estamos concentradas na busca da vaga olímpica, mas com certeza vamos buscar o bicampeonato do Circuito Brasileiro", disse Talita.
Ao lado de Larissa, a sul-mato-grossense conquistou o título da temporada 2014/2015 de maneira antecipada, vencendo sete das nove etapas disputadas. Talita acredita que o alto nível do Circuito Brasileiro é uma das razões pelo bom momento brasileiro no Circuito Mundial.
"É um torneio muito difícil de ser conquistado. Acredito que o nível técnico faz com que as duplas brasileiras cheguem tão bem no Circuito Mundial. Basta ver o número de conquistas. Quando você é forçada a jogar no limite, sem poder errar, acaba evoluindo", analisou Talita.
Com a experiência de quem tem nove títulos do Circuito Brasileiro, Emanuel faz análise similar a de Talita. Sem pressão por um título logo na largada do torneio, o curitibano aposta que o alto nível técnico dos atletas será um importante teste para a reta final do Circuito Mundial.
"Estamos na corrida olímpica e esse é o nosso foco principal, após a etapa em Brasília viajamos na sequência para Long Beach (EUA). Mas vamos utilizar a etapa como preparação. Acredito muito no ritmo de jogo, e temos quatro ou cinco times muito fortes, que exigem bastante na parte física e técnica. Vamos buscar fazer o melhor, menos preocupados com o resultado imediato, mais concentrados em apresentarmos um bom ritmo, bom vôlei. Vai ser uma das edições mais disputadas dos últimos anos", disse Emanuel, que completou.
"Houve uma evolução muito grande ao longo dos anos em nosso Circuito Brasileiro e isso é excelente. Em termos de organização, premiação, atrativos. Acredito que é o circuito nacional mais sólido e disputado do mundo. Sei que os times que não estavam disputando o Circuito Mundial, realizando a preparação apenas pensando em Brasília, talvez tenham certa vantagem na parte física, mas queremos aproveitar esta etapa da melhor maneira", encerrou.
Ao todo, 32 times (16 em cada naipe) brigam pelo primeiro troféu do Circuito. A arena está localizada no Eixo Monumental, ao lado do estádio Mané Garrincha, na Asa Norte. As partidas começam às 10h30 na sexta-feira (10.08) e seguem até 21h. Já no sábado, os jogos vão de 9h às 20h, enquanto o domingo terá duelos das 9h30 às 11h30.
As partidas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia contam com transmissão AO VIVO das semifinais masculinas (19h e 20h), no sábado, e das finais dos dois naipes, no domingo, pelos canais SporTV. Além disso, todos os jogos disputados na quadra central também contam com transmissão ao vivo no site da CBV, no link cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo.
O torneio masculino terá Ricardo/Emanuel (BA/PR), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Hevaldo/Bruno (CE/AM), Guto/Saymon (RJ/MS), Harley/Benjamin (DF/MS), Luciano/Márcio Araújo (ES/CE), Thiago/Oscar (SC/RJ), Léo Gomes/Bernat (RJ), Léo Vieira/Averaldo (DF/TO), Márcio Gaudie/Marcos Borlini (RJ/ES), Jô/George (PB), Daniel Souza/André (RJ/ES), Ícaro/Luizão (PB/AM), Lipe/Ramon Gomes (CE/RJ), Rodrigo Saunders/Guto (CE/SP) e Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR).
Na competição feminina as duplas serão Larissa/Talita (PA/AL), Maria Clara/Carol (RJ), Val/Josi (RJ/SC), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Duda/Elize Maia (SE/ES), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Lili/Carolina Horta (ES/CE), Rachel/Ângela (RJ/DF), Fabíola/Rafaela (DF/PA), Thaís/Carolina (RJ), Tainá/Andressa (SE/PB), Semírames/Bruna (ES/PB), Rebecca/Neide (CE/AL), Luciana/Michelle (CE/RJ), Izabel/Camila (PA/RJ) e Danielle/Fernanda Nunes (MS/RJ).
Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.
O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá nove etapas (cinco em 2015 e quatro em 2016) e uma edição do SuperPraia, com campeões independentes. Depois de Brasília, o Circuito Brasileiro passará, ainda este ano, por Contagem (MG), Goiânia (GO), Bauru (SP) e Curitiba (PR). As quatro etapas de 2016 e o SuperPraia, que reúne as oito melhores duplas da temporada, ainda terão suas cidades confirmadas.
SISTEMA DE DISPUTA
O Circuito Brasileiro Open será realizado em três dias. Na sexta-feira (14.08), as 16 duplas em cada naipe são divididas em quatro grupos com quatro times e disputam a primeira fase. Os primeiros de cada chave avançam direto às quartas de final, no sábado (15.08), enquanto horas antes, no mesmo dia, segundos e terceiros de cada grupo disputam o Round 1 (repescagem). Os classificados disputam as semifinais também no sábado. O domingo (16.08) fica reservado para as disputas de terceiro lugar e finais dos dois naipes.
CREDENCIAMENTO
Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Brasília (DF) do Circuito Brasileiro Open devem enviar nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘[email protected]’. A retirada das credenciais será realizada na própria arena, na sexta-feira (14.08) e no sábado (15.08).
Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) realizará o credenciamento e auxiliará a imprensa.
Importante: Não haverá entrega de credenciais no domingo (16.08), dia das finais do torneio.
ENCONTRO COM IMPRENSA
O campeão mundial Bruno Schmidt, o campeão do Circuito Mundial Harley, ambos brasilienses, e a capixaba Lili, medalhista Pan-Americana, concederão entrevista coletiva na quinta-feira (13.08), às 16h, na arena localizada no Eixo Monumental.