Leo Gomes e Bernat chegam à final pela primeira vez
20/02/2016
A torcida presente na arena montada na Praia do Forte, em Natal (RN) testemunhou porque o vôlei de praia brasileiro domina o cenário mundial na atualidade. As semifinais da sétima etapa do Circuito Brasileiro Open 2015/2016, realizadas neste sábado (20.02) na capital potiguar foram duelos de tirar o fôlego. Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Léo Gomes/Bernat (RJ) conquistaram a vaga na grande decisão que ocorre neste domingo (21.02) às 10h30 (hora de Brasília).
Os jogos deste domingo contam com entrada franca à torcida na arena montada na Praia do Forte. A final masculina, assim como a feminina, terá transmissão ao vivo do SporTV 2 e através do site da CBV. Na disputa da medalha de bronze, a partir de 8h30 (hora local), Bruno/Hevaldo (AM/CE) enfrenta Guto/Saymon (RJ/MS) por um lugar no pódio.
Já acostumados com jogos decisivos, Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) chegaram à semifinal sem grandes percalços. No entanto, na briga por um lugar na final, precisaram de muita garra e técnica para superar os experientes Bruno e Hevaldo (AM/CE), inclusive com uma virada no segundo set após estarem com o placar desfavorável em 7x1. No fim do confronto os atuais campeões mundiais levaram a melhor por 2 sets a 0 (21/13 e 21/13), em 30 minutos.
“Hoje foi um dia muito produtivo. Viemos para Natal sabendo que precisaríamos superar o vento e o calor. No segundo jogo isso ficou muito nítido. Conseguimos um placar elástico no primeiro set, mas no segundo não consegui muito fazer a virada de bola. Tivemos tranquilidade, pois sabemos que o set vai até 21 pontos e poderíamos reverter a situação. Mudamos a estratégia. A torcida a nosso favor nos ajudou. Amanhã teremos mais um jogo difícil”, disse Alison que junto com Bruno Schmidt fará a terceira final na temporada.
Na partida seguinte a emoção não foi menor. Léo Gomes e Bernat (RJ) dominaram o primeiro set, mas, na parcial seguinte, precisaram recuperar o placar e vencerem Guto e Saymon (RJ/MS) por 2 sets a 0 (21/12 e 23/21), em 36 minutos, para garantirem a primeira participação de ambos em uma final de Open na carreira. Léo, ao final do duelo, ainda dominado pela emoção do momento, fez um balanço de toda a trajetória que passou no esporte.
“Isso aqui é um sonho. Comecei um pouco tarde no vôlei de praia. Estou batalhando há algum tempo. Desde 2011, quando comecei na praia foi muito difícil me adaptar às muitas funções que a modalidade exige. Esta temporada foi a primeira que conseguimos nos manter no Open em todas as etapas. Esse resultado nos mantém, estávamos nos sentindo pressionados com a possibilidade de descartar pontos e ficar fora do Open. Conseguimos superar isso. Quero agradecer muito minha comissão técnica, e minha família, que nunca desistiu de mim. Amanhã quero fazer uma final bonita, quero ser campeão, mas, acima de tudo, quero curtir o momento”, desabafou Léo Gomes emocionado com o resultado inédito na carreira.
A liderança no torneio masculino – até a etapa de Natal - é de Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) que soma 1.880 pontos. Na sequência estão Guto/Saymon (RJ/MS), com 1.760 pontos.
Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.
O Circuito Open segue com mais uma etapa após Natal (RN): Fortaleza (CE), de 22 a 24 de abril. Além disso, também em 2016 ocorre o SuperPraia, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada e encerra o calendário nacional, que será em João Pessoa (PB), de 5 a 8 de maio.