Maior vencedor de categorias iniciais observará atletas do CBS
14/04/2015
De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 13.04.2015
O Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ) recebe mais uma vez o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), desta vez na categoria infantojuvenil masculino – Sub 18 - da primeira divisão. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), acontece entre os dias 13 e 18 de abril e servirá de observação para convocação da seleção brasileira sub 19.
Nesta segunda-feira (13.04) aconteceu o congresso técnico e em seguida atletas e comissões técnicas assistiram a uma palestra com o técnico da seleção brasileira masculina sub 19 Percy Oncken. O treinador, que já conquistou nove títulos mundiais, todos os sul-americanos à frente da seleção brasileira infantojuvenil e juvenil, estará acompanhando o CBS e ficará à disposição dos técnicos para conversas e orientações.
Durante o congresso técnico o vice-presidente da CBV, Neuri Barbieri, comentou sobre as novidades da competição. “A partir de agora o objetivo é de que todos os campeonatos sejam realizados no CDV, a menos que a cidade que queira sediar ofereça a mesma infraestrutura que temos aqui. Queremos também que os campeonatos sirvam como uma vitrine para observar os atletas para posteriormente fazer as convocações da seleção brasileira.”
Na palestra, o técnico Percy falou sobre a competição e ainda sobre a importância dos clubes, federações e da disciplina dos treinamentos. “A técnica precisa ser predominante para todos. Por isso, entendam que aqui vocês terão a possibilidade de demonstrar todo o potencial que possuem. Estaremos de olho em novos jogadores e pra isso vocês devem ser ousados”, sugeriu o técnico aos atletas.
O técnico que está na comissão técnica da seleção brasileira desde 1991 é responsável pela detecção de novos talentos do voleibol brasileiro. Grandes nomes da modalidade foram descobertos pelo maior vencedor da categoria de base do mundo. Percy iniciou Giba, Ricardinho, Murilo, Lucarelli, Lucão e dezenas de outros grande vencedores pela seleção adulta.
O Campeonato
O CBS tem a participação de 12 equipes dividas em três grupos. No grupo A estão as seleções de São Paulo, atual campeã, Minas Gerais, Goiás e Sergipe. Já no grupo B se enfrentarão as equipes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No grupo C encerram os primeiros confrontos as seleções do Distrito Federal, Paraná, Amazonas e Mato Grosso.
Na primeira fase, todos jogam entre si nos grupos. Os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros avançam para as quartas de final. Os três últimos colocados da competição caem para a segunda divisão em 2016.
Para 2016 o CBS voltará a ter três divisões: divisão especial, que reúne a elite, terá apenas oito participantes. Mesmo número da segunda e terceira divisões. Os três piores classificados na segunda divisão neste ano, ficarão sem disputar o CBS em 2016.
Os jogos serão transmitidos online pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no endereço: www.cbv.com.br ou do hotsite do Campeonato: cbs.cbv.com.br
Todos os jogos que foram transmitidos pela CBVTV das categorias infantojuvenil e juvenil feminino, bem como os programas no final de cada rodada, estão disponíveis através do canal da CBV no youtube.
CHAVES
Chave A – São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Sergipe
Chave B – Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul
Chave C – Distrito Federal, Paraná, Amazonas e Mato Grosso
TABELA DE JOGOS
1ª rodada – 14.04 (terça-feira
Jogo 1 – São Paulo x Sergipe, às 9h
Jogo 2 – Minas Gerais x Goiás, às 10h30
Jogo 3 – Rio de Janeiro x Mato Grosso do Sul, às 13h
Jogo 4 – Rio Grande do Sul x Santa Catarina, às 14h30
Jogo 5 – Distrito Federal x Mato Grosso, às 16h
Jogo 6 – Paraná x Amazonas, às 17h30
2ª rodada – 15.04 (quarta-feira)
Jogo 7 – São Paulo x Goiás, às 9h
Jogo 8 – Minas Gerais x Sergipe, às 10h30
Jogo 9 – Rio de Janeiro x Santa Catarina, às 13h
Jogo 10 – Rio Grande do Sul x Mato Grosso do Sul, às 14h30
Jogo 11 – Distrito Federal x Amazonas, às 16h
Jogo 12 – Paraná x Mato Grosso, às 17h30
3ª rodada – 16.04 (quinta-feira)
Jogo 13 – São Paulo x Minas Gerais, às 9h
Jogo 14 – Goiás x Sergipe, às 10h30
Jogo 15 – Rio de Janeiro x Rio Grande do Sul, às 13h
Jogo 16 – Santa Catarina x Mato Grosso do Sul, às 14h30
Jogo 17 – Distrito Federal x Paraná, às 16h
Jogo 18 – Amazonas x Mato Grosso, às 17h30